Capa » Destaque » Mulheres de todo país participam da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Mulheres de todo país participam da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Mulheres de todo país participam da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Mulheres representantes dos 26 Estados e do DF debatem durante os dias 10 a 12 de maio do corrente ano, avanços relacionados aos direitos das mulheres. Com o lema não permitimos retrocessos, quase 3 mil mulheres de todo o Brasil reúnem-se para a 4ª Conferência Nacional de políticas para as Mulheres, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, o evento é promovido pela SPM do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos humanos, entre as autoridades presentes estavam a Ministra Nilma Lino, Secretário Especial de Direitos Humanos Rogério Sottili e a Secretária Especial de Política para Mulheres, Eleonora Menecucci.

A solenidade de abertura contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que discursou sobre os avanços do governo que protege as mulheres, como o PRONATEC, que tem a maioria de mulheres favorecidas, e o Minha Casa, Minha Vida, por isso que tem as chefes de famílias como proprietária de titularidade dos cartões e distribuição dos benefícios. “Nosso governo fez com que o filho do pedreiro pudesse virar doutor, o filho da empregada pudesse virar médico e essa é a maior revolução pacífica desde país. Ela está em cada uma das nossas conferências e em cada um dos nossos diálogos. O que conquistamos foi só o começo”, afirmou Dilma.
Conferência por direitos

A conferencia é resultado de um processo que envolveu eventos em mais de 5 mil municípios em todos Estados da federação, além de conferencias livres e uma plenária intergovernamental o que credenciou as delegadas participantes. Entre as inovações desta edição esta à realização de consultas nacionais para segmentos frequentemente subrepresentados como mulheres trans, ciganas, indígenas, quimlombolas, religiões de matrizes africanas e mulheres com deficiência. Além disso, também foi realizada conferência livre de meninas do Maranhão para tratar do combate a exploração sexual e de gênero.

Para secretária de Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude da Confederação Nacional de Trabalhadores na Indústria – CNTI, Sônia Maria Zerino da Silva, que também compõe o CNDM e Diretora da Secretaria Nacional para Assuntos da mulher da Nova Central Sindical de Trabalhadores-NCST, na 4ª CNPM é o momento de reafirmar a democracia, a luta das mulheres, pela garantia de seus direitos pela a efetivação e avanços das políticas públicas direcionadas às questões de gênero.

Participam da 4ª CNPM as companheiras da NCST-SP, Cátia Laurindo secretária nacional do Transporte e Conselheira do Programa Pro Equidade de Gênero e Raça, Elisabete dos Santos Cordeiro, Secretária da Igualdade Racial NCST e a Kátia Rodrigues Diretora da Mulher na FESSP-ESP.

(NCST, 12.05.2016)